quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Adrien Silva, grande(s) golo(s)

Muito se falou da questão da renovação do Adrien com o Sporting nas últimas semanas. Noticiou-se bastante sobre o assunto, comentou-se excessivamente o tema, mas o desfecho foi divulgado hoje. E foi um grande golo para o Sporting (talvez o 2-0, porque o 1-0 já havia sido marcado quando se decidiu integrar o Adrien no plantel, e apostar nele – quem quis apostar no Adrien sabia que ele tinha valor para ser aposta forte, e com isso justificar a confiança que o jogador havia pedido).

Adrien e André Martins têm muito em comum: são os mais talentosos médios do fortíssimo meio-campo do Sporting (ainda que F. Rinaudo seja um médio-defensivo ímpar em Portugal), são os mais jovens de entre todos os médios da equipa, e são jogadores com quem o Sporting conta para os próximos anos –o A.M. já havia renovado em Maio o seu contrato até 2016. Adrien tem aparecido invariavelmente no onze inicial, Martins tem sido talvez o suplente mais utilizado: mas são jogadores compatíveis, e que aliás poderiam jogar muito bem próximos um do outro.

Enfim, é em suma mais uma boa notícia para o Sporting Clube de Portugal. Depois de Cédric Soares, Rui Patrício e André Martins: Adrien Silva; faltando ainda Bruno Pereirinha e Daniel Carriço, futebolistas com quem faz sentido renovar. E entre estes nomes encontram-se alguns dos mais talentosos e capazes futebolistas com quem o Sporting tem actualmente contracto. A reflectir.

Nota – Curiosas algumas semelhanças entre Adrien Silva e o belga Axel Witsel – quarenta milhões era o valor da cláusula do belga, batida pelo Zenit, e quarenta milhões é o valor da cláusula do novo contrato de Adrien no Sporting; nasceram ambos no ano de 1989; e são jogadores próximos no perfil técnico e na inteligência que possuem.

Valorizemos o que é nosso e é bom. Todos.

4 comentários:

  1. Boas, GBC.

    O Carriço tem contrato até 2017, não sei se faz sentido pensar na sua renovação neste momento. Renovar com Pereirinha? Não sei se devemos, mas também não me chocava. Contudo... temos Cedric e Arias para os próximos anos. E sim, só vejo Pereirinha como lateral.

    "semelhanças entre Adrien Silva e o belga Axel Witsel"... também vejo algumas, mas há uma diferença que é abissal. A imprensa que um tinha e que o outro vai ter. E repara que digo que vai ter, porque ANTES de renovar Adrien era um fenómeno que ia deixar o Sporting e iria reforçar o Porto/Benfica.

    Nesta altura já deve estar a ser cozinhada, em lume brando, uma parangona qualquer a queimar o gajo.

    ResponderEliminar
  2. JL Martins,

    Tens a certeza quanto ao Daniel Carriço? Oficialmente não há, creio, a indicação de que renovou o contrato que o ligava ao Sporting até 2013. Tanto que hoje o Record faz notícia sobre ser o próximo a assinar novo contrato.

    Sobre o Pereirinha, continuaremos a precisar de dois defesas-direitos na equipa principal, penso. Se faz total sentido a presença do Cédric, o outro deve continuar a ser o Pereirinha. O Arías não tem demonstrado na Equipa B ter potecial para chegar ao nível necessário. O Esgaio também precisará de mais um ano - no mínimo.

    E eu não vejo o Pereirinha apenas como lateral. Como não vejo o Pranjic, por exemplo, apenas como lateral. Têm apenas um perfil técnico e uma forma de escolher o caminho para progredir em campo que os torna importantes mais atrás. E, sobretudo, em sítios onde por norma há a situação de tentar muito outro tipo de acções (espaços juntos à linha).

    Quanto à questão da imprensa do Adrien... é verdade que se falou excessivamente do Adrien quando ainda não tinha renovado (quando é muito bom jogador, mas como outros muito bons que o Sporting felizmente tem no plantel). E que, provavelmente, vai ter de pagar isso nos próximos tempos - criaram-se expectativas tremendas sobre o seu rendimento.

    Porém, assim o Sporting o encontre mais em campo (não tenho problemas que jogue a dez, desde que tenha jogo naquelas zonas... porque ele não tem atacado mal, tem simplesmente aparecido pouco para o que qualquer jogador do meio-campo deve aparecer; e tal não acontece por sua culpa), penso que tem tudo para render bastante. E com ele a equipa. E com a equipa os resultados, que tornarão a valorização, digamos... incontornável.

    "Basta" a equipa crescer e o Adrien crescerá com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è o que diz o zero-zero: http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=30295&epoca_id=0&search=1&search_string=carri%E7o&menu=esc

      Por norma não estão errados. Mas certeza não tenho.

      Eu vejo Pereirinha como lateral, já passou por outras posições e nunca atingiu um nível, vá lá, decente. Árias poderá ser solução para o ano e Esgaio daqui a 2.

      O Pranjic tem qualidade técnica, mas também mental, para jogar noutras posições. E se calhar até com melhores resultados. Não vejo Pereirinha a assumir o jogo dessa forma.

      O Adrien não é 10. É um médio de transição ou, se fosse esse o nosso sistema de jogo, um médio centro que joga à frente dos centrais. Não seria um trinco puro. Um pouco como Pirlo no Milan AC (não no Inter, que aí jogou mais adiantado), que tinha como apoio o Gattuso. Este não é o nosso esquema, mas poderia ser. Assim vejo mais Adrien como 8.

      E isto cria-nos um problema de excessos, de jogadores e de qualidade (!): Scharrs, Adrien, A. Martins, Elias. Todos muito bons, mas... só pode jogar um.

      Poderíamos actuar em 4-4-2 ... losango... assim:

      ----------------Rui Patrício-------------------

      -------Cedric, Boula, Rojo, Ínsua ------------

      -----------------Fito Rinaudo------------------

      -------Elias-----------------Scharrs-----------

      ---------------- Izmailov----------------------

      -----------Carrillo----------------------------

      --------------------Wolfswinkel----------------

      SUBSTITUTOS?

      ----------------Marcelo------------------------

      ----Pereirinha----Xandão--Carriço----Pranjic---

      -----------------Gelson------------------------

      -------Adrien----------------A. Martins--------

      -----------------Labyad------------------------

      -----------Capel/Jeffren-----------------------

      --------------------Viola----------------------

      O que achas?

      Eliminar
  3. O que acho é, simplesmente, que as funções de um 6, de um 8 ou de um 10 não têm de ser assim tão diferentes. Até mesmo entre defesas, médios e avançados fico reticente em dizer que aquilo que é essencial num futebolista muda consoante a zona do terreno em que actua. Não acho que mude.

    O Sporting é uma equipa, e é uma equipa que quer em campo apresentar uma "linguagem" e uma forma de estar muito própria. E, para mim, os jogadores que partilham essa linguagem são os que devem estar em campo - joguem a defesas, médios ou avançados, a 6, a 8 ou a 10...

    Eu também gosto de ver o Adrien (e mesmo o André Martins) mais atrás, sem dúvida; mas não me incomoda nada que estejam mais à frente (não porque joguem melhor aí, mas porque ninguém compreende a ideia de jogo da equipa como eles, nessas zonas). Desde que estejam dentro do jogo.

    O J. Moutinho também não é, por exemplo, um jogador forte no 1x1, imaginativo, que apareça bem na área. É ainda assim um médio por quem o jogo ofensivo passa sempre, e de quem a bola sai sempre bem direccionada (para as zonas certas, com a precisão certa). E foi muitas vezes por isso mesmo o médio mais ofensivo do Porto de AVB - ainda que o Bellushi jogasse também muitas vezes nesse meio-campo.

    O Adrien tem-me surpreendido. Sabia que era bom jogador, não sabia que podia jogar tão bem em terrenos adiantados do meio-campo (lição que aprendi: bons jogadores jogam sempre bem; jogadores inteligentes fazem sempre o que deve ser feito e a equipa precisa; etc etc). E, para mim, tem jogado muito bem - defendido e sobretudo atacado a muito bom nível. O que tem é atacado pouco - está algo desaparecido do jogo, mas isso é trabalho essencialmente para a equipa técnica, porque não se deve a erros seus.

    É fácil dizer que o Adrien não é um mágico, mas também é fácil dizer que um conjunto de jogadores inteligentes e com qualidade técnica, assim o treinador os saiba organizar em campo, será sempre um conjunto forte, dominador, seguro e com personalidade. E é também fácil dizer, porque é verdade, que se jogasse outro jogador no terreno do Adrien, as coisas não seriam melhores - o problema do Sporting não tem estado nas acções do Adrien, tem estado no posicionamento deste (longe do resto da equipa: excessivamente longe) e na quantidade de vezes que o Sporting faz a bola chegar, jogável, à zona do Adrien. Poucas ainda, para que o Adrien possa estar mais presente e fazer mais aquilo que tem feito bem - dar boa sequência à maioria das jogadas atacantes, procurar desmarcações de colegas, saber segurar a bola à espera do momento certo para a entregar, rematar, e ele remata bem, quando rematar for a acção mais indicada.

    Por último, o André Martins e o Adrien seriam sempre titulares no meu meio-campo. Cometo a heresia de dizer: jogue o André à frente do Adrien, ou o contrário - é quase indiferente (não o é totalmente, porque o AM mais à frente é ainda melhor que o AS). Bons jogadores a jogar próximos um do outro e a ter bola jogarão sempre bem. Não precisam de inventar grande coisa, porque tudo sairá de forma natural e porque à frente haverá Carrillo de um lado, e talvez Jeffren do outro. E porque haverá um Wolfswinkel que, pela forma como se mexe, torna o trabalho dos médios sempre mais fácil.

    Naturalidade. Fluidez. Maior ligação entre os jogadores mais atrasados e os mais adiantados, que faça a bola chegar aos últimos mais vezes. Tudo será simples, porque o futebol de uma equipa é, mesmo em zonas adiantadas do terreno, maioritariamente (e por larga margem) marcado por acções simples e inteligentes. E o Sporting tem quem as faça, e tem também quem, percebendo-as, as possa concluir com igual naturalidade (ainda que tudo pareça difícil, tudo se torna fácil).

    Um abraço

    ResponderEliminar