domingo, 16 de junho de 2013

Sporting 2013-2014 - Equipa B

Características gerais:

Em termos de número de jogadores, o plantel teria 22 jogadores (número também já confirmado pelo director de futebol Augusto Inácio). Parece-me um número de atletas bastante razoável, porventura até excessivo face ao potencial de alguns dos jogadores que ainda se encontrarão no plantel de juniores, e que até já foram chamados à Equipa B (Ricardo Tavares, Cristian Ponde, Daniel Podence, etc).

Seria um plantel relativamente barato, onde manteria alguns dos jogadores da temporada transacta, acrescentando-lhes algumas contratações que considero oportunidades de negócio interessantes.

O objectivo, aqui, não seria os resultados desportivos, mas fundamentalmente a evolução individual de alguns destes jogadores, através do seu enquadramento num modelo que os aproximasse das exigências da Equipa Principal.
 
GR - L. Ribeiro, M. Meira
DL - R. Esgaio, E. Ié, Mica, A. Figueiredo
DC - Tobias Figueiredo, Fabrice Foko, Rúben Semedo, M. Serôdio
MD/MC - Kikas, Filipe Chaby, L. Stojanovic, L. Cortez, F. Rosa, Wallyson M.
AV - Betinho, Iuri Medeiros, Alex, C. Mané, G. Etock, Plange


Baliza:

Aqui, tal como na equipa principal, o plantel teria dois guarda-redes, que seriam Luís Ribeiro (ex-suplente de Victor Golas) e o recém-promovido Mickael Meira (guarda-redes que não me parece ter potencial para chegar à equipa-principal do Clube, mas que representa uma solução barata e conhecedora da casa). Se tivesse de fazer alguns jogos por esta equipa secundária, não dando a segurança de Golas nem sequer a do L. Ribeiro, também me parece que não comprometesse as aspirações da equipa.
 
Defesa:
Em virtude da ascenção de Santiago Arías ao plantel principal (e, mesmo que não integrasse o plantel, parece-me que o seu tempo na Equipa B se esgotou), fica a sobrar uma vaga na lateral-direita. Em minha opinião, deveria ser ocupada por Ricardo Esgaio, regressando este a uma posição que bem conhece depois de um bom ano a jogar a extremo. Do outro lado, manter-se-ia Mica. Como alternativas, optaria por Edilino Ié na direita (jogador barato, e que pode também jogar noutras posições) e, para substituir Seejou King (que não contrataria), ia buscar o Afonso Figueiredo ao Braga B. Este defesa-esquerdo tem 20 anos, sendo da geração de Esgaio e Betinho. Já passou pela formação do Sporting, de onde seguiu para Braga, estando lá há três temporadas. Nesta última, foi titular da Equipa B por 8 vezes, no seu primeiro ano de sénior, tendo como concorrentes Emídio Rafael (ex-Porto) e André Pires (ex-Belenenses). Em alternativa, iria buscar este último (André Pires), que tem experiência de II Liga e é um jogador financeiramente acessível (não tem o potencial do AF).
Para centrais, apostaria fortemente no Tobias Figueiredo, que (a cumprir o seu primeiro ano de sénior, mas já com experiência pela Equipa B) seria o patrão da defesa. A acompanhá-lo estariam o Fabrice Fokobo, o Rúben Semedo e o actualmente emprestado Miguel Serôdio, que garante uma vaga preenchida a (muito) baixo custo.
 
Meio-campo:
No meio-campo, apostaria em 6 médios. Os pilares base seriam o português Kikas (que seria o garante da estabilidade num meio-campo renovado) e o jovem Filipe Chaby (que infelizmente perdeu a época passada por lesão, e que para mim tem um talento tremendo, superior ainda ao de João Mário). A lutar pela restante vaga estariam o sérvio Luka Stojanovic  e o jovem Luís Cortez. Partindo atrás, mas ainda assim esperando por uma oportunidade (para além da temporada ser longa, Chaby poderia aparecer amiúde na Equipa Principal) estariam os restantes 2 médios, Farley Rosa (mostrou alguma qualidade jogando naquela equipa de juniores liderada por Sá Pinto, que conquistou as atenções internacionais pelo seu futebol ofensivo) e Wallyson Mallman, brasileiro que chegou recentemente aos juniores do Sporting e mostrou algum potencial.
 
 
Ataque:
Para o ataque, os dois jogadores “indiscutíveis” seriam o avançado-centro Betinho (tem muita qualidade nas movimentações, pena não ter muito poder de explosão, mas Wolfswinkel também não tinha… e Betinho precisa de uma época inteira a jogar naquela posição para ganhar intensidade/rotina) e Iuri Medeiros (que tem um talento enorme e que será um grande desafio para os treinadores que encontrar). No lado contrário do ataque, lutariam por um lugar o ex-júnior Carlos Mané e uma contratação que faria: Alex, do Santa-Clara (quase a fazer 22 anos, é um extremo esquerdino com qualidade técnica, capacidade de explosão e imaginação). Alex foi titular em 12 jogos pelo Santa Clara, equipa que fez menos 7 pontos que o Sporting B, e penso que podia dar experiência e qualidade ao grupo. Como alternativa a Betinho, teria Gael Etock, que podia ser titular quando Betinho fosse chamado à Equipa A. Para completar o lote, ficaria com o ganês Nii Plange, que fez uma temporada relativamente boa na época passada, e que aparentemente tem contrato com o Sporting.
 
Nota – No primeiro parágrafo, é referido o nome do jogador Ricardo Tavares, entretanto transferido para o FCP.

2 comentários:

  1. O Farley Rosa já não é jogador do Sporting.

    ResponderEliminar
  2. FCS,

    O post foi escrito antes de ouvir isso (e foi também escrito antes de saber da saída do Ricardo Tavares). Não o referi porque - no caso do Farley - ainda não vi confirmação "oficial".

    Mas tenho (alguma) pena.

    ResponderEliminar