sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jogadores e plantel

É curioso ver a quantidade de “indignados” com o Hélder Barbosa na Internet, da parte dos sportinguistas.  Seria também interessante perguntar a todas essas pessoas o que é que acham do Cissé e do Maurício. Quanto ao primeiro, seria qualquer coisa como “é jovem, de certeza que tem potencial, vamos apoiar” e quanto ao segundo “não conheço mas confio no Bruno e no Jardim, vamos apoiar”. Já o Hélder Barbosa parece pior opção que o Maurício. Talento? Para quê? Interessa é a idade que está no BI, o scouting e a vontade de cá estar. O resto é letra…

O Hélder Barbosa não só seria uma boa opção, seria uma excelente opção. O Sporting tem para as alas Jeffrén, Carrillo, Capel, Labyad, Salomão e Wilson. É muito? Até é. Mas têm todos um perfil demasiado próximo. Jeffrén não deve contar, por motivos físicos (e salariais). Capel não deveria contar, por motivos futebolísticos (e salariais) – ele que quando chegou a Lisboa era muito melhor do que o que é hoje, e que com um bom treinador até pode ter algum rendimento. Salomão parece-me, por várias razões, uma má aposta (o que tem duvido muito que chegue, e não tem margem para crescer muito mais). Sobram Carrillo, Labyad e Wilson. Labyad é um jogador que vejo sobretudo como sendo bom partindo da ala, e que se refreasse o seu egoísmo talvez pudesse render mais (na Holanda, era mais jogador). Mas é uma incógnita. Wilson é para trabalhar para o futuro (no Presente, não dá para mais do que ser uma boa alternativa). Sobra Carrillo, que com confiança e minutos me parece o único que garante coisas boas à equipa. Portanto, a quantidade é muita, mas as incógnitas também. Barbosa seria uma solução de custos modestos, e que, confiante, poderia dar à equipa coisas importantes que os outros dificilmente são capazes de dar (seja em que situação for). Um ataque com Carrillo, Hélder Barbosa e Montero, bem suportado pelo meio-campo, seria interessante. Se poderíamos ter um jogador com o mesmo perfil do H. Barbosa, mas mais rápido/talentoso? Talvez (provavelmente)… Mas dificilmente nas actuais circunstâncias. E para quem aplaudiu Maurício e Cissé, é absurdo ver com maus olhos um jogador que, na temporada anterior a esta, fez 37 jogos como titular no Braga de Jardim, que alcançou o terceiro lugar (até a muito poucas jornadas do fim, esteve em luta pelo primeiro) e que passou a fase de grupos da Liga Europa. Poderia também dizer que marcou 12 golos nessa época (que acabou há 14 meses)… Enfim, espero que desta feita, como de outras, o jornal «A Bola» acerte. Estranho que Jesualdo conte pouco com ele, mas João Pedro, Pedro Santos (contratado ao Setúbal), Salvador Agra, Alan e Felipe Pardo também são nomes interessantes. Para além de que têm contratos mais duradouros.

Sobre o plantel do Sporting, dizer ainda que não compreendo muitas coisas. A primeira é a ostracização do Nuno Reis. Ser suplantado por Maurício (de quem espero muito pouco), Fabrice e Rúben Semedo, em simultâneo, é absurdo. Aliás, o melhor eixo defensivo que o Sporting poderia ter seria composto por Pedro Mendes, Tiago Ilori, Eric Dier e Nuno Reis (digo isto porque Rojo, que acho que no seu melhor é bastante bom, vai novamente baixar de produção… e auferirá demasiado para o que jogará). Outra questão prende-se com jogadores que não seguiram para estágio. O Rúbio, com o actual quadro de atacantes (e mesmo com a vinda de Montero), tem lugar na Equipa A. Claramente. E o Betinho só não tem porque seria contraproducente não fazer mais uma época na Equipa B. O João Mário também devia estar na Equipa A, ao contrário do William Carvalho, que devia estar na B. Se há jogador que precisa de o mais cedo possível chocar com realidades mais exigentes para evoluir é o João Mário. Por outro lado, se há jogador que precisa mais de jogos atrás de jogos, será o William. E para a Equipa A, não estará preparado para tal (não só porque dificilmente tem talento para se impor já no onze da equipa principal, como também porque a meio da época rebentaria fisicamente). E por último seria importante adquirir mais defesas-laterais (um direito, e só não digo um esquerdo porque o King foi contratado). Primeiro, porque acho o Cédric curto para solução única na primeira equipa (vamos ver se confirmará mesmo o potencial…). Depois, porque o Esgaio precisa de um ano inteiro na B, bem orientado, a jogar a lateral-direito. E sem sair de lá. Mesmo acreditando que o Cédric cumprirá com as exigências (eu gosto dele, mas, tal como com o Rojo, admito-me reticente), precisa de concorrência. Se precisarmos de pedir um por empréstimo, que seja.

Muitas reticências, portanto. Se quisermos fazer uma boa temporada, temos mesmo de contratar dois homens para o ataque (Montero e Hélder Barbosa seriam boas opções) e um lateral-direito. Para além disto, manter o Ilori. Depois, é apostar fortemente no Tiago Ilori, no Eric Dier, no Rinaudo, no Adrien, no André Martins e no Carrillo. Estar atento ao desenvolvimento do Chaby, do William, do Iuri e do Betinho, na Equipa B, e esperar que sejam todos bem orientados nos treinos. Se tal acontecer, pode ser que nos safemos desta...

4 comentários:

  1. GBC, tu conhecendo a maioria desses jogadores, e julgando-se pelas opiniões de quem como tu os conhece, o nome de João Mário é de facto um dos 2 ou 3 a quem se aponta mais potencial. Talvez tivesse ficado para jogar com o Benfica. É difícil saber, dada a falta de sentido nisto tudo. Mesma coisa para Rúbio, quem sabe.

    "Um ataque com Carrillo, Hélder Barbosa e Montero, bem suportado pelo meio-campo, seria interessante". Seria excelente, os 3 com Rinaudo, Adrien ou Labyad e André Martins, com os restantes jogadores que apontas no 11, poderiam quem sabe deixar-nos com um 11 a lutar com o SCB pelo 3º lugar. A maioria nunca jogou junta mas isso não é obrigatoriamente um problema. De grosso modo falta perceber qual será o plantel, quais serão as 1ªs escolhas de LJ, enfim, acho que faltará perceber tudo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grande cabeçada do Nuno Reis. Maravilha.

    ResponderEliminar
  3. "Talvez" "Dada a falta de sentido nisto tudo". É isso mesmo. As expressões são exactamente essas. Muito pouco compreensíveis, estes cenários todos...

    Que achaste do João Mário, Manuel? Continuo a dizer, tem tudo aquilo que precisa lá, mas precisa de fazer tudo com mais ritmo, pensar mais rápido, executar mais rápido. A inteligência e a qualidade técnica está lá toda para ser explorada. Na B, continua a ter muito espaço, o que lhe permite "parar" excessivamente o jogo. É importante saber fazê-lo, mas também é importante por vezes jogar ao primeiro toque. Ele não está habituado a fazê-lo (porventura, nem nos treinos). Talvez seja mais médio-defensivo que médio-centro.

    A cabeçada do Nuno Reis foi excelente, mesmo. Bem melhor que a do Fokobo, que também foi boa. O Nuno Reis a defender está ao nível que esperava, a atacar não evoluiu (até regrediu). Mas tem mais que valor para estar com a Equipa A. Sobretudo quando o lote hoje é Maurício-Rojo-Rúben Semedo-Eric (visto que Ilori está lesionado). Nem todos podem ser titulares...

    E do Messi (Iuri), gostaste? Ah ah.

    Ah, também vi ali bons pormenores no Viola. Acho que gosto mais dele que do Salomão...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo, também gosto mais de Viola do que Salomão.
    Acabou por ser um jogo propício ao Argentino.
    Sobre o João Mário foi precisamente essa a ideia com que fiquei. Jogador que faz sempre bem, muita inteligência, muita personalidade, menos "rasgo" (capacidade de inventar).

    Um abraço enorme.

    ResponderEliminar