segunda-feira, 25 de março de 2013

Notas soltas

Mission accomplished:

Bruno de Carvalho e os seus mais fervorosos fãs conseguiram a sua grande missão, de há dois anos para cá: vencer os inimigos internos, os situacionistas, a corja, a promiscuidade, os conflitos de interesses e a continuidade. Batê-los e tirá-los do Sporting.
Seria bom, para o SCP, que essa fibra também se demonstrasse daqui para a frente contra os inimigos externos. É que bater o SCP de Godinho Lopes ou o projecto de JPC é uma brincadeira de crianças quando comparado com bater o Porto de PdC, o Benfica de Jorge Jesus e/ou o Braga de António Salvador e Peseiro.

Bruno de Carvalho, durante 2 anos, elevou imenso a fasquia. Cair-lhe-á agora a exigência em cima. Teve 2 anos para se preparar e os sócios informados, esclarecidos e verdadeiramente sportinguistas não tiverem dúvida nenhuma de que Bruno de Carvalho é a opção certa para o Sporting. Os outros (situacionistas, lambuças e/ou desinformados) farão a Bruno de Carvalho aquilo que os seus apoiantes fizeram a Godinho Lopes – não tolerarão erros, falhas, derrotas. Estarão sempre ao ataque.

Eu estou fora, porque o meu SCP não nasceu na madrugada de 23 de Março: o meu SCP (o nosso SCP, porque o de mais uns quantos) é o dos sócios. O que viveu bons e maus períodos, o que teve vitórias e derrotas, o que teve o JEB e o Godinho ou o que tem o Carvalho. O das direcções eleitas pelos sócios. O dos R & C aprovados pelos sócios. Identificar-me mais ou menos com o Clube não é um pormenor, mas não me leva a não aceitar as decisões (soberanas) dos sócios, a desvalorizar e insultar quem pensa diferente de mim ou a ver um Sporting «nosso» e um Sporting «deles».

Tenho actualmente uma professora no Ensino Superior, de História Contemporânea, que me disse a semana passada: «aquilo que tem mais medo, no mundo, é das pessoas que têm certezas e não têm dúvidas». O BdC não teve nem tem dúvidas. Os seus apoiantes estão tão seguros que não concebem – nem nunca conceberam – que possam estar errados, e que os outros tenham razão. Tenho medo que tenhamos eleito um “mini-ditador”, suportado por outros mini-ditadores. Um «José Sócrates», com a oratória, o populismo, a demagogia, a inflexibilidade e a incapacidade. Mas cá estarei e respeitarei a vontade dos sócios. Pelo Sporting.. sempre!

«Agora mandamos nós. O Sporting é nosso outra vez» (Bruno de Carvalho)
Ou o Sporting só é nosso quando i) ganha; ii) tem um candidato com um discurso popular; iii) está eleito o verdadeiro representante do verdadeiro SCP.

Quando o SCP perde ou empate, é o Sporting «deles». O Sporting «deles» é medíocre e pouco ambicioso. O Sporting «deles» é escolhido pelos interesses, o nosso pelos votos de verdadeiros sportinguistas.
Ou, numa síntese, o Sporting só é “nosso” quando os sócios “acordam” e votam em quem, com menos de 60% dos votos, é o seu único e verdadeiro representante.

Para quem não “ganhou por goleada”, começar com um discurso divisionista (entre os sócios que hoje elegeram BdC e os que anteriormente votaram na “corja”; ou mesmo entre Clube e bancos) é capaz de não ser boa ideia. E obriga a ganhar: caso contrário «eles» - os outros sócios e a banca - são capazes de ter pouca tolerância às derrotas e empates.

«A formação por si só não vai chegar para a grandeza do Sporting (…) Se há reforços identificados? Algumas coisas…» (Augusto Inácio)
Será que AI conhece a folha de vencimentos dos actuais jogadores com que o SCP tem contrato (no plantel, na formação e actualmente emprestados a outros clubes)?

Será que AI já sabe que treinador terá o SCP na próxima temporada? Não é capaz de ser melhor primeiro focar-se na questão do treinador (é capaz de ser bem pensado não contarem com o JF…) e só depois debruçar-se minimamente sobre possíveis reforços? São, por tudo, declarações prematuras e pouco responsáveis.
De qualquer forma, como diz um meu amigo sportinguista, as esperanças (a existirem) residem em Virgílio Lopes. Porventura também no Tomaz Morais (apesar de o futebol não ser a sua “praia”) e o incógnito da Academia (dependendo de quem seja). O resto, para o positivo, pouco conta.


Reinventar o que o SCP faz bem
Li, no FórumSCP, que se falava do Bento Valente como aposta do JPC para a formação do Sporting. A importância de se melhorar e reinventar não é real apenas nas áreas em que o Sporting trabalha mal, é também nas áreas em que o Sporting pode trabalhar melhor.

As estruturas devem mudar, mas partir com ideias feitas e inalteráveis para o Clube, por várias razões, é capaz de ser pouco recomendável. Sob pena de se mudar para pior, com custos (desportivos e financeiros) difíceis de ultrapassar.

4 comentários:

  1. Gonçalo,

    Quem é Bento Valente?, e a eventual aposta de José Couceiro em Bento Valente tem / teria uma conotação positiva ou negativa? Não percebi essa parte, porque não sei de quem se trata.

    Quanto ao resto, transparecem nas tuas palavras alguns sentimentos de injustiça. Como te compreendo, quando tudo - mesmo com os resultados que se conhece, deveria ter sido feito de outra maneira. Como sempre pões os assuntos de uma forma perfeita.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Manuel,

    Um ex-olheiro do SCP, que saiu nos tempos de JEB/Costinha/PS e que deu uma entrevista muito polémica ao «Academia de Talentos». Á part de melhor, deixo o único link que encontrei com a entrevista: http://casual1906.blogspot.pt/2010/10/entrevista-academia-de-talentos-de.html

    Seria positivo, porque a impressão com que fiquei foi a de um homem ressentido/amargurado, mas inteligente e capaz na sua área. Uma estrutura com o Diogo Matos e o Bento Valente seria, por um lado, mais conhecedora da realidade; e por outro provavelmente mais competente que aquela que teremos daqui para a frente. Eu, como sabes, nem teria grande confiança no JPC - pessoa, presidente -, mas parece-me que formaria uma equipa para as várias áreas do Clube muitíssimo mais competente que a do Carvalho. Era sobretudo aí que era melhor (estive ontem a ver a prestação do Carvalho nos núcleos, e se diz alguns disparates incompreensíveis, também diz muita coisa acertada e tem efectivamente uma boa capacidade de comunicar e entusiasmar a maioria dos que o ouvem... qualidades interessantes mas que não servem de nada sem uma boa equipa de suporte - que não tem - e sem uma noção mínima do que é gerir uma Instituição de Desporto)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Tens partes muito interessantes no teu post.
    Gostei, dizes muitas verdades, apesar de tudo acho que mediste muito as palavras, por causa deste espécie de censura que se instalou no clube.
    A seita que ganhou as eleições, ofende todos e ameaça quem não está de acordo com o guião deles.

    ResponderEliminar
  4. Caro Webmaster,

    Consideramos o seu site muito interessante e gostaríamos de propor uma parceria de troca de links.



    Antecipadamente gratos pela sua resposta,

    Atentamente,

    MeusResultados.com
    support@meusresultados.com

    ResponderEliminar